Quando o bebê nasce,
os pais costumar se preocupar muito com o soninho dele, desde a vontade de saber se ele está dormindo o suficiente até se perguntar se o pequeno deve ser acordado para mamar.
Se você está se sentindo sobrecarregada, tentando encontrar novas maneiras de fazer seu bebê dormir mais, leia as cinco dias que deixo a seguir. Essas orientações, quando usadas de forma consistente, ajudam crianças e pais a terem um sono noturno melhor e por mais tempo durante a noite.
Participo de palestras no Brasil e fora também! Acredito em uma assistência de qualidade e adoto essa abordagem em meus atendimentos! Ouço e converso bastante durante a consulta, com calma, acolhendo a família, fornecendo informações atualizadas e esclarecendo dúvidas!
1. Cuide do ambiente de sono do bebê
A primeira coisa que precisamos considerar ao preparar as crianças para a cama é o ambiente de sono que estamos criando para elas. Isso é o que prepara o cenário e envia o sinal para o seu bebê de que é hora de dormir. Sempre mantenha o quarto fresco, escurinho, silencioso, seguro e com poucos brinquedos.
2. Crie uma rotina consistente
Pesquisas atuais mostraram que a implementação de uma rotina de sono ajuda seu bebê a dormir por mais tempo, além de diminuir os despertares noturnos. Se você se sentir sobrecarregada criando uma rotina para dormir, lembre-se de que não precisa ser complicado! Esforce-se para levar de 20 a 40 minutos todas as noites, completando apenas 5 a 6 etapas com seu filho.
3. Coloque a criança para dormir mais cedo
Definir uma hora de dormir para o seu filho evita que ele fique excessivamente cansado e promove períodos mais longos de sono noturno consolidado. Como os cochilos variam com a idade, ter uma hora de dormir definida permitirá que seu bebê tenha a oportunidade de obter todas as suas necessidades de sono! Para bebês pequenos, é perfeitamente normal que a hora de dormir do seu bebê seja mais tarde, para estar mais de acordo com quando você vai dormir. A hora de dormir se tornará mais cedo à medida que as sonecas do seu bebê fazem a transição e suas janelas de vigília se estendem.
Exemplos de horas ideais para dormir:
Bebês de zero a oito semanas 20-22h;
Bebês de 8-12 semanas – 20-21h;
Para bebês de 3 meses ou mais – 19-20h.
4. Evite deixar seu bebê com sono excessivo
Entender a diferença entre acordado e sonolento é fundamental. Se o seu bebê estiver sonolento durante a rotina de dormir, ele já começou a jornada para dormir. Quando seu bebê começar a adormecer em seus braços, ele provavelmente acordará quando você o deitar, então você se vê começando tudo de novo. Ou se eles conseguirem dormir, quando acordarem naturalmente à noite, ainda precisarão de sua ajuda para ficar sonolentos novamente. Colocar seu bebê no berço bem acordado irá ajudá-lo a se acomodar em seu ambiente de sono e adormecer de forma independente, permitindo que ele descubra suas próprias técnicas calmantes.
5. Coloque seu filho ainda acordado no berço
Imagine que você está assistindo TV no sofá, adormece e, quando acorda, não está mais no sofá, mas na cama. Você estaria se perguntando como chegou lá, e seria difícil voltar a dormir. O mesmo vale para o seu pequeno! Se eles adormecerem em seus braços sendo embalados ou alimentados e depois acordarem no berço, eles podem ficar alertas e a experiência pode ser bastante estimulante para eles. Para bebês com menos de 4 meses de idade, ir para a cama acordado pode ser difícil no começo, mas pratique o máximo que puder e ficará mais fácil!
A Chave é ser Constante!
Quando se trata de implementar essas cinco etapas, lembre-se que a consistência é fundamental! Nenhuma mudança acontecerá da noite para o dia e pode até ser difícil ao implementar essas etapas pela primeira vez. Eles são novos para todos vocês! Se você não tiver sucesso na primeira noite, não perca a esperança. Continue tentando e seja o mais consistente possível em seus esforços. Você e seu bebê chegarão lá, basta acreditar e praticar!
Alguma dúvida? Escreva para mim nos comentários 🙂
Roberta Esteves Vieira de Castro | CRM 5278333-1 PEDIUM SERVICOS MEDICOS LTDA | CNPJ 42.855.949/0001-13 | R. Eurico P Alves, 134, Pentagna, Valença – RJ, 27600-000